CAFÉ COM WI-FI

5 cafés com wi-fi grátis para trabalhar no Rio

Enfrentar trânsito, bater cartão às 9h, cumprir os mesmos horários independente da quantidade de tarefas, sentar-se no mesmo lugar e ver as mesmas pessoas todos os dias. Essa é a realidade do modelo quadradão e formal da jornada de trabalho. Um verdadeiro obstáculo para a criatividade, produtividade e pra colaboração entre as pessoas. Quem nunca se deparou com a seguinte situação: Toneladas de trabalho para fazer e zero foco. Você pega o celular, responde o Whatsapp, vê a timeline do Facebook, volta para tela do computador e abre a página do trabalho. Aí você olha para ela com o ânimo de alguém que vai beber uma cerveja quente e sem gás e repete o processo. Celular na mão.

Fato é que às vezes tudo o que a gente precisa é dar uma espairecida e se distanciar um pouco dessa situação de tédio e procrastinação. Dar uma volta ou simplesmente achar outro lugar para trabalhar ajuda muito e as empresas estão se ligando nisso.

O trabalho remoto tem sido  cada vez mais incentivado, assim como a contratação de funcionários temporários e consultores freelancers. Os formatos de trabalho vão se tornando mais flexíveis e lugares refletindo essa tendência começam a surgir, como co-workings e cafés work-friendly.

Eu que há algum tempo venho vivendo esse modelo de maior liberdade (e por quê não responsabilidade?) senti falta de um mapeamento desses lugares no Rio. Eu me perguntava “Onde posso ir com meu laptop, beber um café de boas e curtir um wi-fi gratuito?” e depois de explorar um pouco a cidade, descobri alguns spots. Então, aqui vai a lista, espero que seja útil para você também!  

 

  • COLAB – Botafogo

 

O Colab é um novo café em Botafogo. Eles tem mesas comunitárias e individuais e o cardápio vai do café da manhã britânico, com ovos, bacon, cogumelos e tomates grelhados (tem versão vegetariana também) a lanches da tarde como bolo de cenoura, waffles e bruschettas. A noite, eles servem sanduíches, x-burguers e  cerveja. No horário comercial o espaço fica mais vazio, mas a partir das 19h costuma ficar agitado como a maioria dos lugares.

É aqui: Rua Fernando Guimarães, 66 – Botafogo

Horário: 10h até 00h30  

foto1_colab foto2_colab foto3_colab foto4_colab

  1. Café Secreto – Largo do Machado

O lugar faz realmente jus ao nome, ele é bem escondidinho. Fica na Vila do Largo (do Machado) em uma travessa bem tranquila. Lá é ideal para uma ou duas pessoas, eles tem mesas no segundo andar e o clima bom é garantido. Estava rolando uma playlist do Rolling Stones no volume certo quando estive por lá. A equipe é super simpática e realmente especialista no assunto. Além de claro, wi-fi grátis, você encontra do famoso espresso ao macchiato, que leva chocolate além do leite vaporizado e uma dose de espresso. É o melhor café que já provei no Rio. Para comer, as opções são iogurte com granola, pão artesanal sourdough com manteiga e mel, cookies, bolos e um pão de queijo muito atraente, que por motivos de dieta não pude provar para mostrar a vocês. Vivam essa experiência por mim.

É aqui: Rua Gago Coutinho, 6 – Metrô Largo do Machado

Horário: 10h até 18h  

foto5_secreto foto6_secreto foto7_secreto foto8_secreto

  1. Caffetteria Del Cassino do IED – Urca

Nem todo mundo sabe, mas dentro do Instituto Europeo di Design tem um café super charmoso aberto ao público. O lugar tem mesas de 5 lugares e um balcão com vista para a praia.A decoração é bem legal e o clima tranquilo, alunos e não-alunos geralmente vem aqui com o laptop para trabalhar. A playlist estava variada, porém ambiente e não muito alta. O cardápio é bem variado, com  sucos, cafés, saladas, croissants e massas. Destaque para a lasanha de berinjela sem massa com mozzarella de búfala e molho pomodoro.

É aqui: Av. João Luiz Alves, 13 – Urca

Horário: 9h30 a 22h

foto9_ied foto10_ied

  1. Livraria Travessa – Botafogo

A Livraria da Travessa já é famosa por ser um bom lugar para ler e tomar um café. Em Botafogo o restaurante do segundo andar é o Foccacia, que como o próprio nome já sugere, oferece foccacias deliciosas, além de burratas, humus, carpaccio e misto-quente chic com salmão defumado. Posicione-se estrategicamente perto de uma tomada e aproveite o wi-fi grátis degustando o café e menu deles. Atenção apenas para o horário, o restaurante termina o serviço por volta das 20h, antes do fechamento da livraria. Lá é ideal para reuniões em grupos de 4 pessoas.

É aqui: Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo

Horário: 9h a 20h

foto11_travessa foto12_travessa

  1. Gregora Arte Café – Glória

Uma mistura de restaurante com café, o Gregora faz parte da minha vizinhança. Todas as vezes que vou lá, sou bem atendida,a comida chega rápido e gostosa, no som sempre está rolando um jazz. O lugar não segue a linha decoração a là pinterest , mas me conquistou desde a primeira vez. O legal também é que você pode escolher entre trabalhar na varanda que dá pra rua ou dentro do salão com o ar-condicionado. Os preços são muito justos,  vale super a pena chegar para o almoço e esticar a tarde na companhia do laptop. Recomendo o nhoque ao molho funghi que é delicioso.

É aqui: Rua Cândido Mendes, 97 – Metrô Glória

Horário: 12h a 00h

foto13_gregora foto14_gregora

 

fernanda sigilao

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados como *