Como não jacar no carnaval

Carnaval é uma época bem caótica do ano. Os blocos chegam com tudo substituindo qualquer hábito saudável que custamos para construir em janeiro e mudam nossa rotina completamente. O suco verde é substituído pela cerveja matinal, socialmente aceita nessa época e o almoço vira um “ops não tenho fome, estou na folia”.

boitolo

 

Seja você um(a) aprendiz de Pugliesi, alguém que faz alguns exercícios pré carnaval para encorpar o collant com mais firmeza ou alguém apenas afim de ter energia para encarar a maratona carnavalesca, esse texto é para você. Batemos um papo com a nutricionista Ligia Bianca para saber como manter a energia, a saúde e não jacar totalmente durante os dias dessa intensa festividade.

As comidinhas na bolsa que salvam!

A nutri explica que mesmo pessoas que já praticam atividade física e que já possuem uma boa quantidade de massa magra precisam também de atenção para não perder o que já foi conquistado com gastos energéticos intensos, sem uma considerável reposição de energia. Por isso, a regra serve para todos, ela recomenda se alimentar, e claro, se hidratar bastante durante os dias do carnaval. O ideal é ter na bolsa ao sair de casa alimentos naturais e de fácil consumo como oleaginosas tipo castanhas do pará, barra de nuts, barra de proteína e gelzinho de carboidrato, este último é ótimo até para quando não temos fome, porque é líquido.

giphy

 

Combatendo a ressaca durante o carnaval

O óbvio é óbvio porque ele é muito bom. Assim como essa dica, que apesar de não ser novidade, é realmente a solução. Segundo a nutri, o mais indicado é hidratação com água e o uso de bebida isotônica por causa do eletrólitos. Recomenda-se beber cerca de 1.5 litros de água por dia.  Além de claro, intercalar água ao longo do dia, em momentos de atividade física é recomendado cerca de 0,5 litro a cada meia hora de exercício. Sempre melhor consumir álcool mais água do que álcool sozinho.

giphy (2)

 

Alimentos práticos para ter na geladeira durante o carnaval

Ter comida em casa ajuda a evitar escorregar na alimentação e terminar o bloco no Fornalha ou comendo cachorro-quente de rua. É sempre bom ter frutas variadas, por que elas hidratam e repõem vitaminas e minerais,  iogurtes naturais, queijo cottage, legumes e folhas verdes escuras, arroz integral, macarrão integral e molhos leves. Para vegetarianos, foco nos ovos mexidos sem óleo e para carnívoros, foco na proteína para melhorar a energia em longas horas de jejum na folia.

geladeira

 

Detox pós carnaval

A Ligia explica pra gente que além de continuar bebendo muita água, sucos verdes com variação de frutas e gengibre são ótimos nesse momento pós-festa. Ela sugere também cortar o açúcar por um tempinho e incluir temperos como cúrcuma, açafrão da terra e pimenta caiena nas comidas porque estes são temperos funcionais e antioxidantes, ajudarão você a se recuperar da ressaca e ainda previnem doenças. Além de claro, foco, força e fé para vencer a vontade de comer alimentos gordurosos na ressaca. O corpo pede reposição de energia rápida e isso é normal para todos, mas a dica máxima  é segurar a vontade e focar na prática de exercícios e na reeducação alimentar, principalmente nas semanas seguintes ao carnaval.

Cópia de Ligia Nutri-5

Para essas e outras dicas, você pode seguir a página da nutri Ligia no Facebook e no Instagram. Ela atende no Rio e em São Paulo!

Bom, é isso. Um bom divertimento e saúde para todos os envolvidos.

fernanda-sigilao (1)

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados como *