TROLL TUNGA

Você que provavelmente já ouviu falar da Noruega, já logo pensa: fiordes, vikings e petróleo! Eu me sinto privilegiada por morar no sudoeste do país, onde ficam muitos dos mais lindos fiordes e suas montanhas. Moro metade do ano em Stavanger – Rogaland e a outra metade no Brasil, Ridijanêro. Agora vem para o que interessa, bora conhecer um dos highlights desse país que ganhou meu hjerte! ❤️

aintnomountain

A Noruega é dona de quase 300 montanhas alucinantes e o colega aí da música provavelmente não conhecia a Noruga quando criou essa frase ae. 😛

TROLL TUNGA

Literalmente significa “Língua do Troll”, aqueles monstrinhos que vivem na montanha da mitologia norueguesa.

image1

É uma pedra de um formato que lembra uma língua que fica no topo de uma montanha nas proximidades de Odda. Para chegar lá você precisa estar em bom preparo físico para aguentar os 11 km de trilha em mais de mil metros de altitude, não se esqueça que tem a volta também. Por ser uma trilha longa que leva em média 8 a 10 horas (ida + volta + fila para foto na pedra) resolvemos acampar lá em cima. Prepare-se para perder o fôlego em todos os sentidos!

trilha mais f*da que já fiz
trilha mais f*da que já fiz

– Temporada:

Ainda com neve: março a maio. Você precisará de equipamento para andar na neve, se você nunca fez esse tipo de trilha é recomendado contratar uma agência de turismo de lá. (Troll Tunga Active)

Recomendado: de 15 de junho a 15 de setembro.

– Como chegar lá:

Você pode se hospedar em Odda. Fica perto de Bergen, aproveite para explorar também esta cidade, uma das principais da Noruega.

Em Odda existem alguns hotéis e também um camping bem estruturado e super em conta onde eu fiquei. No Odda Camping tem espaço para acampar, mas também tem quartos ou até chalés se você preferir.

A base da trilha do Troll Tunga fica em Skjeggedal, uns 15 min do centro de Odda e você pode ir até lá de carro pois tem estacionamento, ou pegar um ônibus (cuidado são poucos horários) ou até mesmo ir de taxi. É quase tudo praticamente o mesmo preço, se você dividir o taxi dá 100 kr por pessoa (hoje sai a R$40), é a mesma empresa que faz tudo ( http://www.oddataxi.no/en_GB/mobile/activity/62181/the-trolltunga-shuttle–odda–skjeggedal )

– Esteja preparado!

1 – FÍSICO: Se você nunca fez uma trilha na montanha, não comece pelo Troll Tunga, você não precisa ser um atleta mas tem que ter um bom preparo físico.image3

2 – ROUPA: corta vento, à prova d’água e roupas térmicas de lã. Não importa a temperatura que estiver marcando na previsão do tempo, pode chover, fazer frio e ter vento bem gelado lá em cima. O tênis também deve ser específico para hike, com grips e a prova d’água e meias de lã. Então vá com roupas de ginástica mas leve as de frio com você.

3 – COMIDA: tenha uma mochila recheada de sanduíches, muito chocolate e uma garrafinha de água cheia que você vai repondo no caminho pois tem vários rios que você pode beber à vontade até chegar lá.

image4
Kvikk Lunsj é o chocolate tradicional das trilhas norueguesas, um kit kat melhorado! 😜

4 – ACAMPAR

Se for acampar leve mais roupas de lã, gorro e luvas pois à noite a temperatura cai bastante. Eu fui no final de semana passado (19 de agosto) e a temperatura caiu de 18° para 6° na madrugada e ventou.

image1

Acampei entre o 5km e o 6km mas vc também pode acampar perto do Troll Tunga ou no lugar que achar melhor. Leve também comidas instantâneas de trilha, vende em lojas especializadas, centrais de informação turísticas, toda cidade grande aqui tem e na base da trilha em Skjeggedal também tem. Até café e chá próprios para trilha nós levamos, super aprovado! Você acha simplesmente de um tudo!

image2

image3

5 – A TRILHA

Saia o mais cedo possível! De dia a luz do sol bate na pedra e é mais bonito e mais nítido para você registrar o seu momento lá na pedra.

O primeiro quilômetro é o mais íngreme, por isso o mais pesado. Você sobe mesmo até 4km, depois são subidas e descidas mais leves e você começa a aproveitar as paisagens surreais da beleza exuberante e única da natureza norueguesa!

image4Como dizem por aí, “ Sometimes the journey itself is the destination”, o caminho já é no estilo breathtaking real!

image1

De manhã voltamos na pedra e o dia lá de cima estava absurdamente lindo!

image2
vista de cima do rio Ringedalsvatnet

image3Por- do-sol onde acampei

Como dizem os Noruegueses: “God tur!” Bom passeio para vocês! 😉

myra

4 comments on “TROLL TUNGA

  1. 30/08/2016 at 7:51 pm

    Amei o post !! Mto obrigada pelas dicas

    • Julia Hirzman
      31/08/2016 at 4:36 pm

      Nós que agradecemos pelo carinho! <3 continue nos visitando por aqui!

  2. 28/01/2017 at 8:53 pm

    Parabéns pelo post! Ficou show!
    Essa trilha fica aberta em Abril/Maio?
    Estou planejando ir para a Europa nessa época e gostaria de incluir a Noruega para fazer essa trilha.

  3. 21/02/2017 at 12:11 am

    Oi!!! Adorei as dicas mas tô muito em dúvida se consigo ou não fazer essa trilha, ela parece ser bem difícil! O que você entende como um bom preparo físico? Tipo alguém que faz academia? Tipo eu já cheguei a fazer uma trilha (trilha rio do boi) mas ela apesar de ser difícil não era tão longa assim e com subidas tão íngremes, dai não sei o que fazer/pensar hehe help!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados como *